Material Utilizado:

Linha Duna (100g) – Cor: 3542 (maçã);
Agulha para tricô Círculo 4,5mm;
Agulha de gancho Círculo (1 peça);
Agulha para tapeçaria Círculo;
Papel vegetal;
Lápis;
Tesoura;
Fita métrica.

EXECUÇÃO

Tamanho: 38

Abreviaturas:
Acomp.: acompanhando, ag.: agulha, altern.: alternadamente, aprox.: aproximadamente, aum.: aumente, carr.: carreira, cont.: continuidade, nov.: novelo, p.: ponto, pts.: pontos, m.: meia, t.: tricô, tric.: tricote, diag.: diagrama, dir.: direita, esq.: esquerda, rep.: repetições, rem.: rematar.

Pontos utilizados no tricô:
Barra 1/1: siga o diag. 1, ponto salpicado: siga o diag 2.

Amostra:
Um quadrado de 10cm no p. salpicado (diag. 2) na ag. de tricô 4,5mm = 14 pts. x 22 carr..

 

Execução:

Transfira os moldes para o papel vegetal para usar como referência na execução da peça. Observe as setas no esquema de medidas com a indicação do sentido do trabalho.

Costas:
Use o fio Duna na cor maça e monte 52 pts. na ag. de 4,5mm, inicie pela barra tric. em p. de barra 1/1 acomp. o diag. 1 e os pts. de rep. por (3cm). Ao fazer a última carr. do p. barra 1/1 aum. 6 pts. altern., total 58 pts.. Prossiga a peça no p. salpicado acomp. o diag. 2 e os pts. de rep.. À 53cm de comp. dê início ao decote, reserve os 30 pts. centrais na ag. de gancho para depois dar cont. à gola e tric. sobre os 14 pts. de cada lado separadamente. À 57cm de comp. do início rem. os 14 pts. de cada ombro. Gola parte das costas: Use o fio Duna na cor maça levante 11 pts. na lateral dir. do decote da parte das costas, retorne os 30 pts. reservados na ag. de gancho para a ag. de 4,5mm, levante 11 pts. na lateral esq. do decote da parte das costas, total de 52 pts.. Tric. a gola em p. de barra 1/1 acomp. o diag. 1 e os pts. de rep. por (6cm). Rem. todos os pts. deixando uma sobra do fio de aprox.. (80cm). Transpasse este fio na ag. de tapeçaria, vire a bainha pelo avesso da peça e prenda a gola com pts. de alinhavo, deixando-a dupla com (3cm).

Frente:
Use o fio Duna na cor maça e monte 52 pts. na ag. de 4,5mm, inicie pela barra tric. em p. de barra 1/1 acomp. o diag. 1 e os pts. de rep. por (3cm). Ao fazer a última carr. do p. barra 1/1 aum. 6 pts. altern., total 58 pts.. Prossiga a peça no p. salpicado acomp. o diag. 2 e os pts. de rep.. À 40cm de comp. do início mude para o p. de barra 1/1 acomp. o diag. 1 e os pts. de rep.. À 48cm de comp. dê início ao decote, rem. os 30 pts., tric. sobre os 14 pts. de cada lado separadamente. À 57cm de comp. do início rem. os 14 pts. de cada ombro e reserve a peça.

Manga:
Use o fio Duna na cor maça e monte 32 pts. na ag. de 4,5mm, inicie pelo punho tric. em p. de barra 1/1 acomp. o diag. 1 e os pts. de rep. por (2cm). Ao fazer a última carr. do p. barra 1/1 aum. 48 pts. altern., total 80 pts.. Prossiga a peça no p. salpicado acomp. o diag. 2 e os pts. de rep.. À 17cm de comp. do início rem. 10 pts. altern., total de 70 pts.. À 22cm de comp. do início rem. todos os pts..

Montagem e acabamento:
Use a ag. de tapeçaria e o fio Duna na cor maça, feche os ombros (17cm), as laterais (40cm), deixando a abertura das cavas (17cm). Feche as mangas (17cm) e faça a prega macho de (7cm) na parte superior de cada manga, em seguida costure-as ao redor das cavas.

 

Artesã: Patrícia Hagemann